Formatura1

        Olá, me chamo Mateus de Paula Ribeiro, fui aluno do CASDinho em 2011 e recentemente me formei engenheiro aeronáutico pelo ITA com a maior honraria do instituto, Summa Cum Laude. Gostaria de compartilhar um pouco da minha história e como o CASD, precisamente o CASDinho, foi fundamental na minha trajetória.

         Joseense de nascimento, cresci em um bairro humilde da zona sul de São José dos Campos. Morávamos de favor em 3 cômodos nos fundos da casa de minha avó paterna. Minha mãe, Maria José Ribeiro, sempre cuidou de casa e mal concluiu o ensino fundamental, parou os estudos na 4ª série. Meu pai, João de Paula Ribeiro, foi aposentado por invalidez, consequência de um trágico acidente, e chegou a concluir o ensino técnico. Durante minha infância e juventude, vivíamos com a pequena aposentaria do meu pai e com a ajuda de familiares.

         Embora pouco instruída, minha mãe sempre se preocupou com a educação dos seus filhos. Dentro de nossas limitações, ela conseguiu me matricular para o ensino fundamental em um colégio público mais afastado de casa, mas reconhecido pela excelência no ensino, o disputado EMEF Prof ª Jacyra Vieira Baracho. Durante os oito anos do fundamental caminhava todos os dias até a escola.

         Em 2010, no 8º ano, tive a honra de participar da VI Jornada Espacial. Nesse evento tive o primeiro contato e consequentemente interesse pelo ITA. Ainda nesse ano, tomei conhecimento do inédito e gratuito cursinho preparatório para o colégio da Embraer, o CASDinho. Dentro das minhas condições, era a melhor opção de preparação frente a tal concurso e, além disso, poderia conviver com alunos do ITA.

         Após aprovado no processo seletivo, fui aluno do CASDinho em 2011. A experiência do cursinho foi muito diferente de tudo que já tinha vivenciado no colégio. Todos partilhavam de um objetivo comum e, indiretamente, percebíamos que a educação é uma ferramenta de transformar vidas. Esse ponto foi constantemente enfatizado por toda equipe de 2011, afinal, se propunham a transformar potencial em movimento.

         A profícua convivência entre professores e alunos permitiu que fortes laços de amizade e companheirismo fossem estabelecidos. Antes do fim de 2011, já éramos uma grande família. Desse período, guardo com muito carinho importantes recordações, como a camiseta da turma, alguns certificados e em especial uma camiseta com diversas mensagens de apoio que ganhei pelo bom desempenho.

         Na época, pude melhor conhecer o ITA nos plantões de dúvida e fui apresentado ao H8 durante uma preparação para olimpíada de Física pelo grande professor Gustavo Povo. A partir dessas experiências, cursar o ITA tornou-se meu sonho. Todos os professores com quem partilhei essa minha intenção, me incentivaram fortemente a perseguir esse objetivo.  Além disso, o exemplo de cada um deles era uma estímulo do que algum dia eu poderia me tornar.

         Aprovado no colégio Embraer, pude ter acesso ao ensino médio de qualidade, mas distante do nível necessário para o vestibular do ITA. Durante os dois primeiros anos, já havia tomado ciência da dificuldade do vestibular e do enorme abismo entre a minha realidade e a do Instituto. Já desmotivado e acomodado, o sonho de cursar o ITA fora esquecido. Entretanto, ao final do 2º ano esse objetivo foi retomado graças à inspiradora participação na IX Jornada Espacial em 2013. No 3º ano, foquei os limitados recursos na preparação para o vestibular do ITA, mas como esperado a aprovação não veio. Entretanto, devido ao bom desempenho em olimpíadas científicas e as aprovações em outros vestibulares fui agraciado com uma bolsa na turma ITA do Poliedro.

         O ano de 2015 foi o ano mais difícil da minha vida, não só pela dedicação exaustivamente focada no vestibular, mas também por muitos problemas pessoais. Em meados desse ano minha avó paterna faleceu. Nesse ano perdi uma das pessoas mais importantes para mim, aquela que foi minha segunda mãe e a quem eu devo muito da minha criação. Além da perda, conflitos familiares eram instaurados. Em meio a tudo isso, eu segui empenhado na minha preparação. Ao final de 2015 recebo a tão sonhada ligação, fui aprovado no ITA. Esse ano foi um ano de extremos, vivi os dias mais tristes e um dos mais felizes da minha vida.

         No ITA, me vi em uma realidade completamente diferente da minha origem. Vi a oportunidade de mudar não só a minha vida, mas a de toda a minha família. Durante os cinco anos da graduação me dediquei única e exclusivamente ao curso. Posso ter perdido inúmeras experiências externas, mas tinha muito medo que qualquer desvio me custasse tudo que havia conquistado, que pudesse perder a minha única chance. Durante os dois anos do curso fundamental meu objetivo era assegurar uma vaga na carreira ativa do curso de Engenharia Aeronáutica. Já nos três anos do curso profissional, o objetivo de toda minha dedicação era assegurar a prioridade em uma possível vaga de trabalho na cidade.

         Ao final desse ciclo de muito aprendizado e madrugadas em claro, pude atingir esses objetivos. A formatura foi a coroação desses intensos anos de ITA. Ao receber o diploma, a emoção era contagiante, mas quando anunciaram meu nome novamente não pude conter as lágrimas. Aquele garoto de 2011 no CASDinho jamais poderia imaginar que realizaria seu tão ambicioso e distante sonho de se formar ITA, ainda mais com um desempenho louvável.

Agradeço a todos que se dedicam e se dedicaram a essa nobre iniciativa, em especial a equipe de 2011 pelo que fizeram por mim e por toda a comunidade de SJC, sendo capazes de transformar potencial em movimento. Muito do que sou hoje foi inspirado em vocês. Serei eternamente grato por tudo. Tenham certeza que os seus exemplos mudaram radicalmente uma vida.

CamisetaAss1

3 respostas

  1. Prezados,

    A leitura desse relato me deixou muito emocionada.
    Parabéns ao Mateus por ser perseverante e por acreditar na sua capacidade de realizar seus objetivos.
    Parabéns ao CASD por cumprir de maneira primorosa com a sua Missão Institucional.

    Que possamos parabenizar muitos jovens que passaram pelo CASD e conseguiram realizar grandes conquistas.

    Feliz 2021!

  2. Parabéns Matheus pela sua coragem, dedicação e força de voltar , seu objetivo foi alcançado e tenha a certeza que suas vitórias serão exemplos para muitos jovens que virão. Você merece!!! Forte abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *